sábado, 1 de setembro de 2012

Lagoa da Confusão

                         O início da Lagoa da Confusão foi em 1933 com a chegada ao local das família Rodrigues, proprietário da fazenda Santa Rita, situada há 07 KM da lagoa; e dos Pantas, donos de uma fazenda, no local chamado Canabrava. Na mesma época chegava na região a família de Bartolomeu Bandeira Barros que ficou situado ás margens do rio Urubú, acima da lagoa.

                     A primeira visão que elas tiveram foi de uma imensa lagoa azul, protegida por serras e pântanos; a dificuldade que elas enfrentaram para chegar à lagoa gerou muita confusão. Por isso, o nome do povoado e posteriormente no município.

                    Além da atividade pecuária e agricultura de subsistência que eram desenvolvidas, a região, contava com muita caça e pesca, motivo para qual esses desbravadores se embrenhavam incessantemente nas matas procurando antas e outros tipos de caça.

                 

                  O povoado só começou ter sinais de crescimento, com a emancipação do Município de Cristalândia, em 1953 e, com o aparecimento das jazidas de calcário localizada na região A exploração do calcário levou muitas pessoas à habitarem no povoado o que acabou consolidando a formação da Lagoa da Confusão. A emancipação política da Lagoa ocorreu em 1993, após plebiscito realizado em 10 de fevereiro de 1991, tendo sido liderada por Bartolomeu Bandeiras Barros, Elói Bernadon, Nilo Sardinha, Zé Porfírio e Ary Vargas.

[editar]


[editar]



Nenhum comentário:

Postar um comentário